Este material faz parte da coletânea Educação e relações étnico-raciais, que reúne textos, áudios e vídeos relacionados ao conteúdo programático previsto pelas Leis N.º 10.639/03 e N.º 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas da Educação Básica.
Nessa coletânea, as produções estão divididas em três categorias: Práticas Docentes, História e Cultura e Personalidades. Confira, abaixo, conteúdos sobre pessoas negras e indígenas que se destacaram em suas áreas de atuação:
Agostinho Neto
Poeta e primeiro presidente de Angola, engajou-se na luta pela libertação de seu país. Sua poesia é marcada pela resistência e pela afirmação da identidade africana.
Aílton Krenak
Líder indígena e escritor, lançou três livros com ideias para uma vida mais harmoniosa entre os seres humanos e o planeta.
André Rebouças
Engenheiro de prestígio, dá nome a um importante túnel da cidade, o Rebouças. Foi, também, um intelectual preocupado com a inclusão social do negro no Brasil.
Baden Powell
Compositor e considerado um dos maiores violinistas do mundo. Ao lado de Vinicius de Moraes, criou os afro-sambas. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.
Benjamin de Oliveira
Artista de circo, também tocava instrumentos, cantava, compunha, adaptava obras, escrevia pantomimas e dirigia espetáculos.
Carolina Maria de Jesus
Escritora mineira, autora do livro Quarto de despejo, traduzido para treze idiomas e distribuído em mais de quarenta países. Foi catadora de lixo e moradora da favela do Canindé (SP).
Cartola
Cantor e compositor, é representante autêntico do samba e um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira.
Chiquinha Gonzaga (vídeo)
Compositora e primeira maestrina brasileira, enfrentou desafios para superar o preconceito contra as mulheres em sua época. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.
Clara Camarão
Homenageada no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, a indígena liderou batalhão feminino durante as invasões holandesas.
Clementina de Jesus
Cantora, sambista, marcou a cena musical brasileira exaltando elementos da cultura negra.
Dandara
Dandara de Palmares é considerada heroína na luta pela liberdade no Brasil. A Lei 13.816, de 2019, inscreveu o seu nome no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Davi Kopenawa Yanomami
Líder indígena, defensor das florestas, da biodiversidade da Amazônia e da cultura de seu povo.
Dona Ivone Lara
Compositora, intérprete e instrumentista, foi uma das pioneiras no samba e a primeira mulher a integrar a Ala dos Compositores do G.R.E.S. Império Serrano.
Donga
Protagonista da primeira gravação de um samba no Brasil, o violinista e compositor foi importante na história da difusão e da orquestração da música do Rio de Janeiro.
Grande Otelo
Sebastião Bernardes de Souza se consagrou como o ator negro brasileiro mais popular e de maior sucesso no século XX. Também compôs dezenas de músicas e trilhas sonoras.
Gilberto Gil (áudio)
Compositor, cantor e instrumentista, o baiano é referência na música popular brasileira. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.
Heitor dos Prazeres
Compositor, cantor e artista plástico, é um ícone da arte popular brasileira. Sua obra dialoga com campos de experiência da Educação Infantil.
João Cândido
Líder da Revolta da Chibata, ele lutou contra os maus-tratos, a má alimentação e a chibata na Marinha do Brasil.
João do Vale (vídeo)
Músico e compositor maranhense, suas canções falam da vida simples do nordestino. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.
José do Patrocínio
Articulador fundamental para o fim da escravidão no país, abraçou também a causa dos retirantes nordestinos e até a defesa dos animais.
Juliano Moreira
Considerado o pai da psiquiatria científica brasileira, venceu as dificuldades impostas por ser negro e de classe social baixa no século XIX.
Machado de Assis
Dramaturgo, jornalista, cronista, poeta, novelista, romancista, critico e ensaísta. Sua obra já foi traduzida para mais de 15 idiomas.
Maria Firmina dos Reis
A escritora maranhense é considerada a primeira romancista brasileira. Sua obra é precursora da temática abolicionista no país.
Mestre Bimba
Criador da capoeira regional, Manoel dos Reis Machado deixou como herança o respeito da sociedade pela capoeira.
Mestre Valentim
Além de inúmeras obras de ornamentação feitas para igrejas, projetou a primeira área pública de lazer do Brasil e foi pioneiro na arte da escultura em metais.
Milton Nascimento (áudio)
Compositor, intérprete e instrumentista carioca. Viveu em Minas Gerais, onde fundou o movimento Clube da Esquina com Lô Borges, Beto Guedes e Fernando Brant. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.
Mulheres que marcaram a História da África
A trajetória de Amina, Nzinga, Yaa Asantewaa, Dihya (Kahina), Ranavalona I e Nandi ka Bhebhe, importantes líderes que conquistaram poder e respeito, romperam tradições e lutaram contra invasores europeus.
Nelson Mandela
Primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul, símbolo de luta pela igualdade racial e pelos direitos humanos.
Paulo da Portela (vídeo)
Fundador da Portela, letrista e compositor, inventou o desfile de escolas de samba. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.
Personalidades negras ligadas à história do Rio de Janeiro (áudios)
Programas de aproximadamente um minuto sobre a vida de 12 personalidades: Lélia Gonzalez, Lima Barreto, Elizeth Cardoso, André Rebouças, Chiquinha Gonzaga, Cruz e Souza, João Cândido, José do Patrocínio, Juliano Moreira, Machado de Assis, Paulo da Portela e Pixinguinha.
Pixinguinha
Músico e compositor, foi responsável por incorporar elementos tipicamente brasileiros às técnicas de orquestração e de arranjo. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.
Poetas negras e negros
Breves textos sobre Maria Firmina dos Reis, Cruz e Sousa, Abdias Nascimento, Adão Ventura, Mel Duarte e Ryane Leão.
Tia Maria
Nascida no Morro da Serrinha, em Madureira, ela ficou conhecida como guardiã do jongo.
Virgínia Bicudo
Primeira mulher não médica a se tornar psicanalista no Brasil, ela foi autora do primeiro estudo sobre a questão racial no país.
Zé Keti (vídeo)
Cantor e compositor, é autor da marcha-rancho Máscara Negra e um dos precursores da música de protesto dos anos 1960. Sua biografia integra, também, o fascículo Pequenos Notáveis.