Repleta de trabalhos de alunos, expostos em todas as paredes – alguns feitos há mais de dez anos –, a sala de aula de Janete Martins Bloise, professora de Artes da E.M. Rivadávia Corrêa (1ª CRE), na Cidade Nova, é colorida e vibrante. Mandalas, iluminuras, releituras de pintores notáveis, colagens. Um lugar onde é impossível estar e não sentir vontade de pintar, desenhar, cortar papéis, criar. Para muitos adultos seria, ainda, como uma porta de entrada para um baú de boas lembranças da época de escola.
A sala, que é a mesma desde que Janete entrou na escola, diz muito sobre a professora e suas aulas. Ela não poupa esforços e recursos para propor atividades e estimular, das mais variadas maneiras, a criação e produção de seus alunos. “Tenho tanto orgulho do que eles fazem que não consigo me desfazer dos trabalhos”, confessa.
A dinâmica da aula proposta por Janete não é convencional. “Eles trabalham em grupos e eu vou, mesa a mesa, sentando e conversando com cada um, olhando no olho, para seduzir o aluno e envolvê-lo na minha proposta”, explica a professora, dizendo ter adotado essa prática para evitar que os alunos se dispersem.
Extraclasse, ela costuma organizar visitas dos estudantes a museus e centros culturais do centro da cidade – onde a escola está localizada –, relacionando-as com a temática tratada em sala de aula. “Depois de irmos a uma exposição sobre o cubismo, por exemplo, contei à turma como foi o período azul de Picasso. Uma fase em que ele estava triste e suas obras tinham predomínio dessa cor. Depois, pedi que os alunos se expressassem e produzissem suas próprias fases azuis”, explica.
“A arte não é muito valorizada, mas valorizar não significa aplicar uma prova. Isso eu não costumo fazer. Quero é que todos se envolvam.”
Em sala de aula, Janete propõe atividades de meditação (sobretudo quando os estudantes chegam agitados do recreio) e produz vídeos dos alunos, como na vez em que os filmou entrevistando um ao outro sobre o que traz paz e o que traz felicidade para cada um. As produções são exibidas na mostra de final de ano, organizada na escola.
“Trabalhar com adolescentes me alimenta muito. Estou sempre inovando e aprendendo com eles.”
Uma história de arte e educação
Quando jovem, Janete formou-se no curso Normal. Por gostar muito de desenhar e pintar, decidiu entrar para uma faculdade de Artes – já projetando trabalhar como professora.
Até isso acontecer, atuou como corretora de seguros em uma empresa de seu pai. “Não era bem do que eu gostava, mas era legal porque trabalhava em família.”
Então, resolveu prestar um concurso para a Rede Municipal e, aprovada, deixou as atividades de corretora de lado. Trabalhou nas escolas municipais Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, e Alberto Rangel (7ª CRE), na Cidade de Deus, até ir para a E.M. Rivadávia Corrêa, onde está há mais de dez anos e dá aula para turmas do 7º ao 9º ano.
Na Rivadávia, Janete trabalha em horário integral desde 2010. No mesmo ano, passou a lecionar também a disciplina Projeto de Vida. “Nessas aulas, o objetivo é fazê-los se conhecerem mais, pensar sobre o que querem ser, e o lado lúdico da arte ajuda muito nisso. Todos nós nos descobrimos a cada dia”, pontua a professora, que é pós-graduada em Arteterapia.
“Percebo que as crianças mais quietas se encontram mais nas artes plásticas. A arte mexe muito com autoconhecimento e autoestima. Durante os conselhos de classe, noto, por exemplo, que tenho uma visão diferenciada do aluno, em relação a outros professores.”
Janete Bloise, a artista plástica
Fora da escola, Janete se dedica ao trabalho como artista plástica. Em Projetando as Cidades com Arte, ela faz fotografias da cidade com o celular, sob diferentes perspectivas e olhares. Depois, imprime a foto de forma espelhada e, então, a transforma com pintura e desenho, promovendo um diálogo entre as paisagens da cidade e a natureza.
E vem trabalhando a mesma proposta com os alunos. “Pedi que eles escolhessem algumas fotos do centro da cidade, do Morro da Providência, para aplicarmos a mesma técnica. Minha ideia é, um dia, fazer uma exposição coletiva: minha e deles.”
Nos meses de agosto e setembro, Janete exibiu suas obras na exposição Ecos da Arte, ao lado da artista mineira Suze Vilas Bôas, em um bar-galeria no Morro da Conceição. Recentemente, ela também publicou seus trabalhos na revista bilíngue Arte & Estilo (edição julho/2016). “Se você não mostrar seus trabalhos, ninguém vai conhecer. A partir da exposição e da publicação, surgiram ideias e planos muito interessantes.”
Os planos contam com o apoio da filha Tianna, que, atualmente, está estudando na Escócia. “Ela é engenheira, mais exata, e coloca meus pés no chão. Quero aprender inglês para visitá-la e conhecer galerias de arte lá fora.”
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor