Professores de Educação Física do Ensino Fundamental costumam se preocupar em desenvolver as habilidades motoras de seus alunos, mas Arthur Pires e seus colegas do Ciep Maestrina Chiquinha Gonzaga, 8ª CRE, em Bangu, buscam também “trazer um pouco do mundo para a sala de aula”.
Formado pela UFRJ, Arthur é sócio do pai (que o inspirou a seguir a profissão) em uma academia de ginástica em Campo Grande, e, desde 2011, é professor concursado da Rede Municipal de Educação.
Era recém-formado quando começou a lecionar no Ciep, e reparou que as crianças, em geral, tinham sua vida restrita às redondezas da escola e da casa – vidas permeadas, muitas vezes, pela violência dos tiroteios na Favela do Taquaral e, ao mesmo tempo, com um cotidiano quase rural. Essa realidade fez com que ele e os outros professores de Educação Física da unidade – Rodrigo Diocesano e Renata Morielo – decidissem ir além das atividades físicas propriamente ditas e agregassem informações que pudessem ampliar o horizonte das crianças.
Meio ambiente
Foi assim que Arthur desenvolveu o seu método. Ele inicia as aulas frequentemente com vídeos, partindo depois para a parte prática. A aula sobre saltos, por exemplo, começou com a exibição de um vídeo que tratava do meio ambiente. Os alunos do 1º ano, com cerca de 6 anos, assistiram ao biólogo Mario Moscatelli mostrando a degradação da Baía de Guanabara. Em seguida, Arthur os levou para observar o riacho que passa atrás do Ciep e explicou que, como todos os outros da região, ele também deságua na Baía de Guanabara. Observaram, então, um mapa e localizaram nele o bairro de Bangu, onde moram e estudam, e a Baía, sobre a qual estavam aprendendo.
A parte prática consistiu em “construir” um “rio” fictício com cordas azuis, cujas margens foram demarcadas por cordas vermelhas. As crianças deviam saltar sobre o “rio”. O professor disse a elas que se o “rio” estava limpo era porque a comunidade do entorno separava o lixo e a companhia de limpeza urbana o levava. Mas se, em vez desse hábito, descartassem o lixo na rua, a chuva levaria o entulho para o curso d’água, poluindo-o.
Para demonstrar, pegou mochila, cadeira, papelão e colocou no cenário, pedindo que as crianças saltassem sobre ele novamente. Com o “lixo”, os saltos ficaram mais difíceis. Do mesmo modo, falou o professor, também acontece na vida da gente: se poluímos nossos rios, não podemos mais nadar neles sem o risco de contrair doenças, e toda a poluição vai parar no oceano.
Arthur explica que utilizar conceitos de outras disciplinas está de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, que preconizam o uso de temas transversais, como meio ambiente, saúde, trabalho e ética, entre outros, nas diferentes disciplinas. O objetivo é que o conteúdo apresentado dialogue com a realidade na qual os estudantes estão inseridos.
Jogos Olímpicos e inclusão
Os Jogos Olímpicos são tema de várias aulas. Uma delas teve como mote Terezinha Guilhermina, corredora brasileira multimedalhista paralímpica, que é cega. Após conhecer a história de Terezinha, por meio de um documentário, e saber que as Paralimpíadas reconhecem o valor das pessoas com deficiência, destinando às competições as mesmas instalações dos Jogos Olímpicos, os estudantes experimentaram correr com venda nos olhos. Contaram com o apoio de um atleta-guia, ou seja, um colega sem venda que corre ao lado, simulando uma disputa paralímpica.
Outros assuntos abordados foram o racismo no futebol (caso do goleiro Aranha, xingado durante jogo no Rio Grande do Sul); o espaço da mulher em jogos tradicionalmente associados ao universo masculino (vídeo com gols de Marta, que possui marcas iguais ou melhores que Neymar e Messi); e a questão de gênero (bailarinos e ginastas rítmicos – atletas que muitas vezes enfrentam preconceitos machistas).
Arthur conta que o vídeo introdutório ao tema facilita o aprendizado, porque a informação visual mostra concretamente o objeto a ser tratado, fazendo com que um aspecto até então estranho seja conhecido.
Matemática
Até a Matemática tem lugar nas aulas de Educação Física de Arthur Pires. Ele criou o “Minibasquete Matemático” – sucesso entre a garotada. Nesse jogo, há uma pontuação limite igual a 20. O professor reciclou a lixeira e a adaptou, colocando uma tela mosquiteiro como cesta e fazendo, dessa forma, com que ficasse em uma altura acessível às crianças pequenas. A distância entre o jogador e a cesta é ocupada por quadrados com a pontuação que se irá alcançar, caso se arremesse dali. Quanto mais longe da cesta, mais pontos se marcam. Dessa maneira, lances do quadrado mais distante – que vale cinco pontos – garantem a vitória em apenas quatro arremessos exitosos. Já do quadrado mais próximo à cesta, é preciso acertar 20 lances para chegar ao total necessário à vitória, pois nessa posição a cesta vale apenas um ponto. As crianças são divididas em equipes e cabe aos times decidir a melhor estratégia a seguir: de onde lançar a bola, de acordo com as variáveis com as quais contam – como ter ou não no time craques que sejam hábeis o suficiente para acertar a cesta dos quadrados mais afastados.
Aos 29 anos, prestes a ser pai pela segunda vez, Arthur Pires está contente com a escolha profissional. Tanto que, em fevereiro de 2016, passou no concurso para se tornar professor 40 horas na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Vai fazer a formação em junho e espera ser chamado em breve. Mesmo nas horas vagas, ele se dedica ao esporte, mais precisamente à corrida, a ponto de ter completado os 42 quilômetros da Maratona do Rio em maio (do Posto 10, no Recreio, ao Aterro do Flamengo). “A maratona possui um apelo simbólico muito grande, já que é a modalidade fundadora dos Jogos Olímpicos.”
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor