Blog sobre educação, página e administração de grupos de discussão no Facebook, consultoria para canal de televisão educativo e uma generosidade que parece sem fim para ajudar outros professores a multiplicar ideias e projetos. Maria Delfina Rodrigues não para.
“Não sou uma expert, sou uma aprendiz. Quero que outros professores repliquem ou tentem explorar projetos que dão certo. Gosto de fazer muita coisa ao mesmo tempo: 24 horas é muito pouco para o meu dia”, entusiasma-se a professora, que ainda reserva tempo para se dedicar à família, ao artesanato, às plantas e aos animais – em especial, a sua “filha pet”, Clarinha.
Há 25 anos na Rede Municipal, Maria Delfina já lecionou no Ciep Presidente João Goulart, em Ipanema, e nas escolas municipais Professor Afonso Várzea, em Inhaúma, e Lais Netto dos Reis, em Olaria. Nesta, a professora atuou até o final de 2015. Hoje, ela é elemento de equipe do Programa Saúde na Escola (PSE – SME), política dos ministérios da Saúde e da Educação, e professora articuladora no Espaço de Desenvolvimento Infantil Pierre Janet, em Ramos.
Trajetória multifacetada
Quando criança, Maria Delfina estudou nas escolas municipais Benevenuta Ribeiro e Barão da Taquara, localizadas no Méier e na Taquara, respectivamente. Ao ingressar na faculdade, a intenção era o curso de Desenho Industrial, mas, como não foi aprovada, optou por Comunicação Social, concluindo os cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Aprovada em concurso, começou a trabalhar na Rede Municipal. Em dado momento, decidiu mudar e cursar Direito, ao mesmo tempo em que lecionava. Concluiu os estudos, obteve a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e até planejou montar um escritório de advocacia. No entanto, a necessidade de dedicar mais tempo à família – em especial, a seu pai – impediu que a ideia avançasse, e Delfina seguiu atuando apenas como professora.
Uso de novas tecnologias e das redes sociais
Curiosa e incansável na busca por novas possibilidades que estimulassem seus alunos e também no anseio de trocar experiências com outros professores, Maria Delfina decidiu criar, em 2009, o blog Ler com Prazer. “Meu objetivo era fazer trocas, dividir a minha experiência com outras pessoas, compartilhar trabalhos. Estudei e li muitos materiais para me informar sobre o uso que eu poderia fazer do blog.”
Um ano depois, a professora sugeriu à escola onde atuava (Lais Netto dos Reis) que também fosse feito um blog, para divulgar trabalhos dos alunos e fotografias de eventos realizados – o que foi aceito pela Direção.
O resultado dessas iniciativas veio pouco tempo depois, em 2011, quando ambos os blogs concorreram a um prêmio do portal Rioeduca.net, e o Ler com Prazer venceu na categoria Blogs de Rioeducadores, em que disputavam páginas pessoais feitas por professores. “Na época, as indicações foram uma surpresa muito grande. Maior ainda por ficar em primeiro lugar com meu blog! A premiação foi como um ‘Oscar da Educação’.”
Um tempo depois, Delfina foi convidada a escrever textos para o Blog Família, do Rioeduca, o que fez por um período de três anos.
Hoje, ela dedica boa parte de seu tempo e empenho à internet. Além do blog, é administradora de dois grupos de discussão no Facebook: um sobre Educação Infantil e outro, em que participa com mais assiduidade, que leva o nome de seu blog. O grupo fechado do Ler com Prazer tem mais de 16 mil membros, de diversas localidades. “Eu tinha medo de, com tantas pessoas e pensamentos diferentes, acabar dando algum tipo de confusão. Mas o grupo foi crescendo e o resultado é incrível. Há milhares de professores da Rede Municipal, muitos de outros estados brasileiros e até mesmo de outros países, como Japão e Bélgica”, explica, orgulhosa, dizendo que uma professora belga acompanha tudo, traduzindo os conteúdos pela internet.
A troca on-line com outros professores já rendeu muitas amizades para Delfina. “Felizmente, pude ajudar muitas pessoas só nesse contato virtual, enviando materiais, etc. Alguns eu tive a oportunidade, inclusive, de conhecer pessoalmente e ‘desvirtualizar’ a relação.”
Um dos projetos da professora que tiveram maior repercussão foi o Alfabetizando e Letrando com Ana Maria Machado, criado a partir da coleção de livros infantis Mico Maneco, de Ana Maria Machado. Divulgado no blog, o projeto foi replicado e adaptado em outras escolas, tanto do Rio de Janeiro quanto de outros estados.
No Facebook, Maria Delfina também faz parte de um grupo de professores consultores do Canal Futura, onde sugere pautas, responde e propõe enquetes, avalia produções, etc. No último ano, inclusive, ela participou da Oficina de Vídeo Geração Futura Educadores 2015, em que teve aulas de vídeo, roteiro e edição. A partir disso, ela e um grupo de professores criaram e montaram um interprograma intitulado Hora Extra, veiculado no canal.
“Gosto muito do que faço. Quanto mais aprimoro minhas práticas, mais consigo que as crianças avancem. Trabalho com educação, preciso fazer algo. Toda essa troca facilita o meu trabalho e faz com que eu leve propostas diferentes aos alunos.”
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor