ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora
16 Dezembro 2016 | Por Fernanda Fernandes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Foto: Alberto Jacob Filho

O primeiro contato com a escola é uma experiência que costuma marcar a vida de algumas pessoas. Lembranças da sala de aula, da hora do “soninho”, das brincadeiras na quadra de esportes e, claro, da primeira professora. Esse foi o ponto de partida para a bonita relação entre Raquel Cristina Cardoso do Amorim e a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá, da qual ela já foi aluna, professora e, hoje, é diretora.

Aos 5 anos, Raquel foi matriculada na escola, em sua primeira experiência fora do convívio familiar. Aos 18, voltava para dar aulas. Quase 15 anos depois, assumiu o cargo de diretora adjunta. Em equipe e com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação – SME-RJ, enfrentou o grande desafio de reverter um quadro de mau desempenho entre alunos do 3º ano. E, quando a então diretora-geral da escola se aposentou, em setembro de 2016, ocupou o maior cargo da unidade onde não apenas havia trabalhado toda a vida, mas com a qual havia construído um forte vínculo emocional.

Uma história de memórias afetivas

Em 1982, Raquel ingressou na E.M. Rodolfo Garcia, localizada perto de sua casa. Naquela época, como o número de vagas não era muito grande e as matrículas eram feitas presencialmente (e não pela internet), sua mãe foi para a porta da escola, de madrugada, em busca de vagas para Raquel e suas duas irmãs, pois queria muito que as filhas estudassem ali.

Raquel na época em que estudava na E.M. Rodolfo Garcia

“Entrei na escola com 5 anos e cursei a Educação Infantil lá. Existe um lado afetivo que é impossível de ser dissociado. Foi o meu primeiro contato fora do núcleo familiar. Fui muito bem acolhida pela “tia” Margarida, uma professora calma e doce, e me lembro de toda a nossa rotina escolar, na qual eu me sentia muito bem. Já a reencontrei em outros momentos, muitos anos depois, e é sempre emocionante pra mim”, relembra.

Depois, Raquel foi transferida para a E.M. Pires e Albuquerque (5ª CRE), no mesmo quarteirão, onde concluiu o Fundamental. Então, estudou no Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, a fim de tornar-se professora. “Ainda tinha algumas dúvidas sobre a profissão que gostaria de seguir. Quis ser marinheira, artista, cada hora uma coisa! Fazemos escolhas precocemente, mas não me arrependo, em nenhum momento, de ter optado por essa profissão.”

Assim que se formou, foi aprovada em um concurso para o Município, no ano de 1995. Devido à classificação, pôde escolher para que escola ir – e não teve dúvidas. “Aos 18 anos, eu voltava à E.M. Rodolfo Garcia, que tanto me marcou, para dar aula. As professoras ainda se lembravam de mim, das minhas irmãs e da minha mãe”, conta Raquel, assumindo o frio na barriga que sentiu ao trabalhar com docentes tão experientes. “Tive medo, mas fui muito bem acolhida e fiquei por aproximadamente 15 anos em sala de aula, com turmas da Educação Infantil ao 5º ano”, relata a professora, que foi aprovada em outro concurso, tem duas matrículas na Rede e trabalha na escola em tempo integral.

Convidada pela então diretora, Selma Fonseca Brandão, a assumir o cargo de diretora adjunta, Raquel aceitou o desafio. E, em setembro de 2016, quando Selma se aposentou, Raquel assumiu a Direção. “Aprendi muito com a Selma, sobretudo durante os sete anos em que fui cogestora. Às vezes, fecho os olhos e penso: ‘Meu Deus, estou na Direção!’. E parece que tudo isso foi ontem! O tempo é muito intrigante!”

Até hoje, Raquel guarda na escola sua ficha de matrícula, de 1981 (Foto: Reprodução/ Alberto Jacob Filho)

Hoje, ela vê o desafio de assumir a Direção como uma oportunidade de oferecer aos estudantes o que teve quando era aluna: uma escola de qualidade, que possa garantir a realização dos sonhos. Ao contar toda essa trajetória, inevitavelmente pensa no pai, já falecido. “Ele espalhava pelo bairro inteiro, todo feliz, que tinha três filhas professoras. Infelizmente, não pôde viver para ver esse momento, mas sei que seria um orgulho muito grande para ele.”

2016: o ano da “virada” na E.M. Rodolfo Garcia

Por causa de um desempenho ruim em 2015, com um grande número de alunos reprovados no 3º ano, a escola passou a ser acompanhada de perto pela SME. “A escola nunca tinha passado por uma situação crítica quanto a resultados. Então, foi a hora do ‘sacode’ aqui dentro”, conta Raquel, que, na época, ainda ocupava o cargo de diretora adjunta.

Segundo ela, um conjunto de ações resultou na melhoria significativa no desempenho dos alunos e fez com que a escola deixasse de ser prioritária. Com o suporte da SME, foram recebidas visitas de profissionais especializados do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do Programa Saúde na Escola (PSE) – uma articulação entre as unidades escolares e as Unidades Básicas de Saúde (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde).

“Hoje em dia, existe um público com perfil muito distinto na Rede. Alunos com comprometimentos emocionais e/ou que fogem especificamente da área de Educação. Quando nos deparamos com isso, passamos a avaliar caso a caso, o porquê de cada criança não avançar. E, a partir daí, traçamos estratégias.”

Durante o acompanhamento, foram oferecidas consultorias para professor, coordenador e Direção. O foco do trabalho era, inicialmente, o 3º ano, mas acabou se expandindo. “Com uma grande equipe de profissionais aqui, não perdemos a oportunidade de buscar ajuda para alunos de outros anos. Acabou sendo uma ação na escola toda”, explica Raquel.

Sobre o aspecto pedagógico, a diretora garante que mudar a forma de ensinar também foi fundamental. “Acreditamos no crescimento do aluno, ainda que não seja no nível que a gente espera. Então, se a forma de ensinar não está sendo adequada para ele, cada professor tem que refazer o seu planejamento: ouvir as necessidades dos alunos e propor reuniões com os responsáveis para traçar novas estratégias e rever os conceitos.”

Assim, os professores desenvolveram atividades diversificadas de reforço escolar. “Eles foram incansáveis nesse processo. Se pensarmos no quantitativo, não é tarefa fácil, são muitos alunos. Foi um trabalho de recuperação ‘de formiguinha’, mas que trouxe ótimos resultados”, orgulha-se.

A relação escola-família

Diretora posa na sala onde foi aluna há mais de trinta anos

De acordo com Raquel, a criança indisciplinada ou com um desempenho ruim tem, de maneira geral, dois perfis principais: ou o responsável é ausente, ou é presente, mas não sabe como lidar com a dificuldade que o aluno apresenta. “Em ambos os casos, precisamos chamá-los para vir à escola conversar. Alguns acham que basta a criança estar matriculada, ou dizem não saber mais o que fazer com ela, mas eles têm que saber. Muitos só querem ouvir elogios, mas é no defeito, na queixa que não é agradável de ser escutada que temos o ponto de partida para nossas ações.”

Para a diretora, ainda que os responsáveis não percebam as dificuldades ou se neguem a ver, a escola não pode se isentar. “Quando a escola sinaliza um problema, não é porque estamos sendo chatos e exigentes demais, é o inverso. Precisamos nos colocar para dar oportunidade de a criança crescer. E isso deve ser aos poucos, com muita sensibilidade, tato e bom senso, para convencê-los de que queremos o melhor.”

Em um ano de muitas mudanças internas na E.M. Rodolfo Garcia, Raquel afirma que a relação de confiança construída com toda a equipe da escola foi fundamental para a melhoria no desempenho dos alunos e também para o sucesso de projetos já tradicionais na escola, como o Escritores Mirins, que caminha para a 14ª edição. Com o objetivo de estimular o hábito da leitura e da escrita, o evento acontece anualmente, dando uma oportunidade de os alunos exporem suas produções literárias e estudarem a vida e a obra de um autor homenageado.

“O apoio dos professores e funcionários, da minha irmã – coordenadora pedagógica Keila –, e da diretora adjunta, que também é responsável pela Sala de Leitura, me deu a segurança de que precisava para realizar todas as atividades planejadas e concluir o ano letivo com êxito. Não é um trabalho fácil, existem muitos desafios e tenho que estar muito equilibrada para tomar decisões. Mas, dentro da escola, o principal é tocar o coração das pessoas. Quem gosta do que faz vai dar o seu melhor.”

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

19/12/2017

Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.

Perfil do Professor

texto
Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

17/08/2017

Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.

Perfil do Professor

texto
Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

24/03/2017

De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.

Perfil do Professor

texto
Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

17/03/2017

A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.

Perfil do Professor

texto
Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

23/12/2016

“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”

Perfil do Professor

texto
Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

02/12/2016

A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.

Perfil do Professor

texto
Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

25/11/2016

Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.

Perfil do Professor

texto
Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

18/11/2016

Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.

Perfil do Professor

texto
Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

11/11/2016

Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.

Perfil do Professor

texto
Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

04/11/2016

Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.

Perfil do Professor

texto
Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

27/10/2016

Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.

Perfil do Professor

texto
Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

21/10/2016

Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.

Perfil do Professor

texto
Darlen Faria, professora regente do 2º ano

Darlen Faria, professora regente do 2º ano

14/10/2016

Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.

Perfil do Professor

texto
Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

07/10/2016

A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.

Perfil do Professor

texto
Janete Martins Bloise, professora de Artes

Janete Martins Bloise, professora de Artes

30/09/2016

Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

23/09/2016

Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.

Perfil do Professor

texto
Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

16/09/2016

Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

29/07/2016

Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.

Perfil do Professor

texto
Rosana Zeitune, professora de Ciências

Rosana Zeitune, professora de Ciências

22/07/2016

Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.

Perfil do Professor

texto
Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

15/07/2016

A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.

Perfil do Professor

texto
Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

08/07/2016

Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte. 

Perfil do Professor

texto
Arthur Pires, professor de Educação Física

Arthur Pires, professor de Educação Física

17/06/2016

O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.

Perfil do Professor

texto
Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

10/06/2016

Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.

Perfil do Professor

texto
Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

10/06/2016

Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.

Perfil do Professor

texto
Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

03/06/2016

Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

20/05/2016

Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

13/05/2016

O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.

Perfil do Professor

texto
Heitor Oliveira, professor de Matemática

Heitor Oliveira, professor de Matemática

06/05/2016

Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.

Perfil do Professor

texto
Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

29/04/2016

Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.

Perfil do Professor

texto
Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

15/04/2016

Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.

Perfil do Professor

texto
Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

08/04/2016

Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.

Perfil do Professor

texto
Simone Fadel

Simone Fadel

01/04/2016

Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.

Perfil do Professor

texto
Antonio Augusto

Antonio Augusto

23/03/2016

Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.

Perfil do Professor