ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde
03 Junho 2016 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

angelicageoAngélica é coordenadora de Saúde no Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.

Somente em 2015, oito deles representaram o estado do Rio de Janeiro em competições nacionais: quatro no campeonato brasileiro de atletismo, dois no tênis de mesa, um no xadrez e um na natação; além de Phelipe dos Santos, vice-campeão sul-americano e bicampeão brasileiro de luta olímpica.

Resultado gratificante para quem trabalha em uma unidade escolar cuja missão é formar não apenas alunos, mas também atletas e cidadãos. O GEO de Santa Teresa atende 527 crianças e adolescentes e é o primeiro criado pela Prefeitura, em 2012. Existem, atualmente, mais três – no Caju, em Pedra de Guaratiba e na Ilha do Governador.

Na escola, Angélica é responsável pela disciplina de Promoção da Saúde. Nela, aborda quatro assuntos principais: alimentação, autocuidado, sexualidade e cuidado com o outro. “Esses pontos deveriam ser dados em toda unidade escolar porque fazem parte da formação cidadã”, afirma a professora.

Pilares da Promoção da Saúde

O GEO atende crianças do 6º ao 9º ano, ou seja, que entram aos 11 anos e saem com até 16, dependendo do caso. Por isso, é fundamental que aprendam sobre como se alimentar de forma saudável, evitando comida processada, como macarrão instantâneo – item frequente na alimentação familiar e muito apreciado pelas crianças, inclusive as oriundas de escolas particulares –, refrigerantes e biscoitos industrializados.

No Ginásio, há uma horta mantida pelos estudantes e que, em época de colheita, fornece legumes e verduras para o almoço na escola. Eles contam, ainda, com outras quatro refeições todos os dias. E, na busca por uma nutrição menos industrializada, há aulas em uma cozinha experimental, onde todos aprendem a preparar receitas saudáveis.

Quando o assunto é autocuidado, o que se procura é passar informações sobre higiene corporal - por exemplo, a importância de tomar banho depois de se exercitar, entre outros hábitos. O tema sexualidade trata de questões como DSTs e Aids e prevenção de gravidez.

O cuidado com o outro aborda a não violência e a cultura de paz nas escolas e fora delas. Angélica ressalta que agressão física de nenhuma espécie é tolerada no GEO Samaranch – nem mesmo um tapa ou chute – e (cyber)bullying é motivo para discussão em sala de aula, com a turma em que aconteceu o episódio a ser enfrentado.

Trajetória profissional

Angélica Carvalho trabalha há 30 anos na Rede Municipal de Educação. Cursou a Escola Normal, fez concurso e começou a lecionar para o primeiro segmento, no bairro da Pavuna, em 1985. Depois, foi transferida para a E.M. Bahia, em Bonsucesso (4ª CRE). Nessa escola, começou a trabalhar na área administrativa – o que seria a tônica dos anos seguintes.

Passou pela SME, na Divisão de Direitos e Vantagens; depois, na Secretaria de Meio Ambiente, onde permaneceu na área de pessoal e administração. Após 13 anos na Secretaria de Meio Ambiente, quis voltar a trabalhar diretamente com educação. Em um primeiro momento, conseguiu ir para o Centro de Educação Ambiental, responsável por projetos de reflorestamento nas encostas das favelas, no regime de mutirão. Angélica chegou a gerenciar mais de cem agentes comunitários no plantio de árvores e na limpeza de rios em comunidades cariocas.

A volta à sala de aula começou com o retorno à SME, no projeto Saúde e Meio Ambiente e, posteriormente, no Saúde nas Escolas, que propõe o diálogo com as secretarias de Saúde e Assistência Social e a ampliação do público atendido desde a creche. Angélica conta que estimulava esse diálogo intersetorial em cada CRE, onde criou núcleos locais para o projeto Saúde nas Escolas, e era responsável por sua gerência.

Ginásio Olímpicointercolegial

Em 2012, quando o GEO Samaranch foi criado, ela se candidatou à vaga disponível para a Sala de Leitura, mas o diretor José Edmilson preferiu aproveitar sua experiência no setor de saúde e a encarregou de coordenar essa área junto aos estudantes.

Era tudo o que ela queria: voltar à escola com a experiência administrativa conquistada, antes de se aposentar – o que deve acontecer nos próximos quatro anos, no máximo.

Não é à toa que Angélica vive a promover parcerias entre o GEO e entidades que querem ver o projeto crescer, sejam universidades, como Uerj, UFRJ, Estácio e PUC-Rio, seja o Dentistas do Bem - rede de profissionais voluntários que proporciona atendimento odontológico gratuito - ou, ainda, o grupo Lions do Brasil, que doa óculos para os alunos com dificuldade de visão. O trabalho em conjunto com o Posto de Saúde Ernani Agrícola é uma constante. E, dessa maneira, a escola aprende como financiar a cozinha experimental junto à Faperj, e o Laboratório de Ciências ganha modelos de células e de aparelhos do corpo humano – respiratório, circulatório, etc. –, enfim, equipamentos especiais, que dificilmente chegariam pelas vias normais sem a criatividade e o empenho de Angélica Carvalho.

A coordenadora percorre incansavelmente cada canto do Ginásio, conversando com os alunos, que a procuram para tudo, desde pedir um chá de boldo para curar uma dor de cabeça até orientações gerais em seu cotidiano.

Criança floresce com estrutura familiar e escola

Quando perguntada sobre como passa suas horas de lazer, Angélica sorri e diz que não tem muito tempo para hobbies, pois, além do trabalho, optou, em 2014, por adotar dois alunos do GEO que estavam em situação de risco. Ela tornou-se responsável pelos adolescentes – um menino e uma menina –, com guardas definitivas obtidas junto à 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

Ambos concluíram o 9º ano em 2015 e passaram para o Ensino Médio no colégio federal Pedro II. O menino conseguiu se tornar atleta federado na natação do Botafogo e a menina, no judô do Fluminense.

Outra história difícil com rumos mais prósperos é a do aluno A., que entrou no GEO com 11 anos e foi abandonado pela mãe, sendo depois adotado pela família de uma professora de lá. Quando A. chegou ao GEO, no 6º ano do Ensino Fundamental, não sabia escrever o próprio nome de modo correto, nem conhecia o alfabeto todo. Como ele mesmo diz, a família que o adotou o ensinou, entre outras coisas, a estudar, e, com essa bagagem, A. passou este ano para todas as escolas federais do Rio que oferecem o Ensino Médio – Pedro II, IFRJ, Cefet e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz), optando, depois de visitar cada uma, pela última. 

É por histórias como essas que Angélica faz questão da presença dos responsáveis nas reuniões de pais, dando inclusive um horário alternativo, à noite, para que compareçam. “Se os pais, mesmo depois de não virem repetidas vezes, nem atenderem a comunicados da escola para conversar, não aparecem no Ginásio, notificamos o Conselho Tutelar, porque a família tem que estar junto ao aluno para que ele vá bem.”

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

19/12/2017

Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.

Perfil do Professor

texto
Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

17/08/2017

Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.

Perfil do Professor

texto
Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

24/03/2017

De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.

Perfil do Professor

texto
Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

17/03/2017

A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.

Perfil do Professor

texto
Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

23/12/2016

“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”

Perfil do Professor

texto
Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

16/12/2016

Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.

Perfil do Professor

texto
Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

02/12/2016

A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.

Perfil do Professor

texto
Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

25/11/2016

Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.

Perfil do Professor

texto
Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

18/11/2016

Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.

Perfil do Professor

texto
Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

11/11/2016

Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.

Perfil do Professor

texto
Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

04/11/2016

Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.

Perfil do Professor

texto
Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

27/10/2016

Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.

Perfil do Professor

texto
Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

21/10/2016

Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.

Perfil do Professor

texto
Darlen Faria, professora regente do 2º ano

Darlen Faria, professora regente do 2º ano

14/10/2016

Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.

Perfil do Professor

texto
Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

07/10/2016

A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.

Perfil do Professor

texto
Janete Martins Bloise, professora de Artes

Janete Martins Bloise, professora de Artes

30/09/2016

Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

23/09/2016

Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.

Perfil do Professor

texto
Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

16/09/2016

Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano

29/07/2016

Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.

Perfil do Professor

texto
Rosana Zeitune, professora de Ciências

Rosana Zeitune, professora de Ciências

22/07/2016

Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.

Perfil do Professor

texto
Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

15/07/2016

A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.

Perfil do Professor

texto
Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

08/07/2016

Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte. 

Perfil do Professor

texto
Arthur Pires, professor de Educação Física

Arthur Pires, professor de Educação Física

17/06/2016

O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.

Perfil do Professor

texto
Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

10/06/2016

Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.

Perfil do Professor

texto
Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

10/06/2016

Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.

Perfil do Professor

texto
Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

20/05/2016

Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

13/05/2016

O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.

Perfil do Professor

texto
Heitor Oliveira, professor de Matemática

Heitor Oliveira, professor de Matemática

06/05/2016

Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.

Perfil do Professor

texto
Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

29/04/2016

Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.

Perfil do Professor

texto
Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

15/04/2016

Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.

Perfil do Professor

texto
Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

08/04/2016

Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.

Perfil do Professor

texto
Simone Fadel

Simone Fadel

01/04/2016

Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.

Perfil do Professor

texto
Antonio Augusto

Antonio Augusto

23/03/2016

Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.

Perfil do Professor