Calma, com a fala mansa e o sorriso aberto, Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura na E.M. Abeilard Feijó, em Cocotá, na Ilha do Governador, pode parecer tímida em um primeiro momento. “Fico um pouco travada para falar com adultos, mas com as crianças... Gosto muito de conversar e de ouvi-los”, confessa. E é ao falar da relação com os alunos que a professora vai se soltando, e a timidez dá lugar a um entusiasmo espontâneo, de quem parece se renovar a cada dia pela troca com as crianças.
Aos 69 anos, perto de se aposentar, ela se emociona ao falar do trabalho e da saudade que sentirá da rotina na escola. “É meu último ano na escola e me despedir vai ser muito triste. Construí uma vida aqui. Sentirei falta, principalmente, das crianças. Saio de casa com meus problemas, mas o abraço e a alegria delas me renovam. Os mais novos, então, de 4 anos, tão pequenos, tão inocentes... É um carinho muito sincero!”
Em busca do sonho
Nascida em Ilhéus, na Bahia, Nelza veio para o Rio aos 10 anos de idade, acompanhada da avó e da mãe, em busca de uma vida melhor na Cidade Maravilhosa. Sua mãe trabalhava como costureira, e Nelza alimentava, desde pequena, o sonho de ser professora. “Eu tinha dois desejos: dar aula e casar com um militar. Meus alunos riem quando conto isso. A primeira parte deu certo, mas a segunda foi deixada de lado mesmo”, brinca.
Com muito esforço, a baiana concluiu a Escola Normal e o Magistério. Em 1973, começou a trabalhar na Rede Municipal de Ensino, em escolas nos bairros de Santa Cruz e Realengo, onde morava. Depois, quando se mudou para a Ilha do Governador, pediu transferência. Trabalhou na E.M. Costa Rica, no Jardim Guanabara, e na E.M. Abeilard Feijó, onde está há mais de 35 anos – 15 deles à frente da Sala de Leitura.
Despertando o prazer pela leitura
Atualmente, Nelza está substituindo uma professora no 5º ano, mas segue com as aulas na Sala de Leitura e também fazendo empréstimos de livros às turmas. “Meu trabalho é muito prazeroso, os alunos gostam de estar aqui. Desenvolvo neles o prazer pela leitura, conto histórias, exibo filmes e até ensaio peças de teatro, como, por exemplo, uma sobre a dengue”, conta, ressaltando que está sempre em busca de novas propostas para motivar e aumentar o interesse das crianças e dos jovens.
Em uma das atividades realizadas em sala, a partir da leitura de um livro, Nelza diz que questionou os alunos sobre o sonho de cada um. “Fiquei comovida com algumas respostas. Uma menina, por exemplo, disse que queria sair do morro, ser médica e dar uma vida melhor para a família dela. É inspirador!”
Segundo a professora, a maior parte dos alunos vive no Morro do Dendê, também em Cocotá, e passa por muitas situações difíceis na vida e no dia a dia da comunidade. “Aqui, na escola, quero que eles tirem esses problemas da cabeça. Quero minimizar qualquer sofrimento. Esse é também o meu papel.”
Planos para o futuro
Casada e com duas filhas – que estudaram, inclusive, na mesma escola onde leciona –, a professora aproveita o tempo em que não está trabalhando para cuidar da casa, dos dois cachorros, passear no shopping, ir ao cinema ou a São Pedro da Aldeia, onde tem uma casa. “Olhar para a Lagoa de Araruama traz uma paz e recarrega minhas energias.”
De olho na aposentadoria – ainda que contrariada –, Nelza também começa a planejar e imaginar o futuro. “Fico pensando no que fazer quando me aposentar. Quem sabe a contação de histórias em alguns hospitais, um tipo de trabalho voluntário? Quero ajudar o outro para ocupar bem o meu tempo.”
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor