A sensibilidade de se colocar no lugar do outro e se propor a enxergar o mundo sob a perspectiva de seus alunos, aliada à perseverança e ao amor à profissão é, certamente, o que aproxima Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A da E.M. Pastor Miranda Pinto (Cachambi) dos estudantes e faz dela uma professora – na linguagem desses jovens – “fechamento”.
A descoberta da vocação
Carioca, criada na região do Engenho de Dentro, Priscila ingressou na Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, inicialmente para cursar Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda. No entanto, em um ano estudando e trabalhando nessa área, decepcionou-se com o mercado profissional.
Na época, Priscila dava aulas particulares – de Química a Língua Portuguesa – para melhorar seu orçamento. E, a partir da sugestão de um colega, decidiu pedir transferência para o curso de Letras (Português – Inglês), na mesma universidade. “Foi paixão à primeira vista!”, recorda-se.
Um tempo depois, Priscila retornou ao Rio, onde concluiu a faculdade e atuou como operadora de telemarketing durante anos, até dedicar-se exclusivamente à educação. Como professora, trabalhou por seis anos em uma turma de Educação de Jovens e Adultos; em cursos preparatórios para o vestibular e para ingresso em escolas militares, com foco em Redação; e na rede estadual, onde também está até hoje.
Em 2012, entrou para a Rede Municipal, na E.M. Francisco Jobim, localizada no bairro de Todos os Santos, na região do Grande Méier. Nessa escola, assumiu uma turma do Projeto Realfabetização. “Nessas turmas, além do conteúdo em si, é preciso trabalhar muito os valores”, explica a professora, que muitas vezes voltava para casa chorando, devido a estresses em sala de aula. Para desabafar essas angústias, criou, àquela época, um blog. “Ou eu gastava meu dinheiro com terapia, ou colocava pra fora o que estava sentindo”.
Despertando a consciência e elevando a autoestima dos alunos
Depois da E.M. Francisco Jobim, Priscila foi chamada para assumir uma turma do Projeto de Aceleração 2A – que atende alunos com defasagem idade/ano de escolaridade, oriundos do 6º ano e dos projetos Realfabetização 2B e Aceleração 1B na E.M. Pastor Miranda Pinto, onde trabalha atualmente.
Mestranda em Educação (com ênfase em Educação Periférica) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Priscila sempre buscou o apoio e a aproximação com os pais e responsáveis pelos alunos – o que ela considera fundamental nessa “luta”.
“Sou adotada, fui criada por uma família de brancos, estudei, me formei. Mas onde estavam, naquela época, os pais dos meus alunos? Muitos, moradores da periferia, não tiveram acesso à educação. O foco dos nossos alunos e de suas famílias é o trabalho. Se nós, professores, não tentarmos conhecer o mundo deles, nos inserir na realidade do aluno, não conseguiremos trabalhar”.
Segundo Priscila, sua turma na Rede Municipal é composta por alunos de 14 a 15 anos, muitos sem estrutura familiar sólida, sendo 90% negros. “Levo certa vantagem nessa aproximação por ser negra, como a maioria deles. Os alunos olham para mim e se identificam porque eu pareço com a mãe, com a tia”.
Envolvida no Movimento Negro na época da faculdade, a professora destaca a importância da valorização da história e da cultura afrobrasileira, inclusive no resgate da autoestima e do orgulho de seus alunos. “A mitologia africana, por exemplo, é linda. Tento desmistificar a ideia de que ‘o que é negro é ruim’. Quero levar a eles essa causa para terem consciência da negritude deles, para despertar em cada um o desejo de tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias. E mostrar que essas histórias podem ser muito bonitas.”
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor