“Gosto de ver a descoberta que envolve a alfabetização”. Desse modo, Therezinha Glória Barbosa da Silva, 61 anos, professora da E.M. Alphonsus de Guimaraens (7ª CRE), na Cidade de Deus, traduz o prazer que tem em trabalhar com o 1º ano do Ensino Fundamental.
Ela também aponta dificuldades na realização da tarefa: falta de consciência dos responsáveis sobre a importância da escola e a consequente ausência dos alunos em sala de aula, sem motivo plausível; crianças excessivamente agitadas por não terem diálogo em casa nem condições tranquilas de existência (uso de drogas por parte dos adultos, pai ausente, não contam com áreas seguras de lazer e alimentação de qualidade).
Therezinha leciona para duas turmas, uma no turno da manhã e outra no da tarde. Devido à heterogeneidade dos estudantes, mescla a forma tradicional de ensinar com técnicas mais lúdicas e o uso de materiais concretos. Inicia com o caderno pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, copiando em papel palavras e frases a serem fixadas na sala de aula para que todos possam visualizar constantemente. Outro recurso frequente é a contação de histórias.
A professora é fã do alfabeto móvel fornecido pela SME – letras coloridas que podem ser manipuladas – e o utiliza nas provas, quando estimula os alunos a pensar e buscar o som da letra, a formação das sílabas e das palavras.
Amarelinha, gincana e aprendizado
Em alguns momentos, é preciso lançar mão da ludicidade, e Therezinha propõe para a turma a brincadeira da amarelinha, na qual as casas possuem sílabas e o desafio é formar uma palavra, por exemplo, ‘cebola’. O aluno deve, então, saltar apenas nas casas ‘ce’, ‘bo’ e ‘la’. Os colegas prestam atenção e conferem se ele conseguiu.
Às vezes, usa a gincana, unindo pares de alunos com desempenho satisfatório e em defasagem, de forma que quem está atrasado no aprendizado possa se interessar e progredir. As duplas devem ir ao quadro e escrever a palavra que a professora pede: bala, galinha etc. Vence a dupla que tiver menos erros.
No caso da Matemática, Therezinha desenha um caracol, escrevendo os numerais em sua concha espiralada. Para chamar a atenção dos números pares, pinta-os de vermelho.
As turmas têm 28 alunos cada. Segundo a professora, no final do ano, 15 deles conseguem ler e escrever palavras simples de até três sílabas. Desses 15, 5 também conseguem contar unidades e dezenas, além de ler em voz alta para a classe. Dos outros 13 estudantes, 8 costumam terminar unindo sílabas e 5 são considerados ‘problemáticos’, ou seja, mostram-se resistentes ao aprendizado ou manifestam algum tipo de sintoma, como a necessidade de ficar andando pela sala constantemente.
Trajetória
Therezinha fez o curso Normal e dedicou-se a dar aulas particulares em casa. Teve três filhos e graduou-se em Geografia pela Federação de Escolas Simonsen. Quando se separou do marido, um dos filhos incentivou-a a prestar concurso para a Prefeitura do Rio. Ingressou no município há 13 anos. Sua primeira lotação foi na E.M. Professora Zélia Carolina da Silva Pinho (10ª CRE), em Santa Cruz. Depois, foi transferida para a E.M. Alphonsus de Guimaraens, onde leciona atualmente. Em ambas, dedicou-se à alfabetização.
Fez uma pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia, na Universidade Gama Filho, em grande medida para entender e lidar com a ansiedade de não conseguir alfabetizar com sucesso uma parte dos alunos que chegam à escola. “Precisava compreender que não era uma missão exclusivamente minha. Havia outras questões envolvidas”, relata. Em 2015, passou no concurso para 40h no município e aguarda ser chamada.
Às quartas-feiras, estuda inglês à noite, para aprimorar a língua e ganhar desenvoltura nas viagens de férias. Ela conta que que já foi a Orlando e Miami, nos Estados Unidos. A próxima cidade norte americana a conhecer já está definida: Nova York. Nas horas de folga, aprecia assistir filmes on demand na TV e ler.
Atualmente, mora sozinha no Pechincha e visita a mãe com regularidade no bairro vizinho da Taquara. Conta com orgulho que um dos cinco netos, Luiz Henrique Nunes, acaba de ganhar com os colegas de classe a feira de Ciências do Sistema Colégio Militar do Brasil, que reuniu 300 projetos sobre como tornar as unidades escolares sustentáveis. O projeto criado pelo neto de Therezinha e seus amigos propõe um novo sistema de refrigeração para a escola na qual estudam, em Manaus. O sistema é baseado no aproveitamento da energia solar e pode reduzir a zero o custo do uso de ares-condicionados na instituição.
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor