imagem09 06 t
Os tratados de limites assinados por Portugal e Espanha. Imagem MultiRio

Nas décadas seguintes, os conflitos entre portugueses e espanhóis no litoral meridional da América do Sul recrudesceram.

Por meio de diferentes ações militares, as tropas espanholas ocuparam a Colônia do Sacramento, parte do litoral do Rio Grande do Sul e a Ilha de Santa Catarina. Os diplomatas portugueses viram-se forçados a negociar um novo tratado de limites em condições extremamente desfavoráveis, até mesmo porque a Inglaterra estava impossibilitada de lhes prestar maiores auxílios. Encontrava-se envolvida na guerra contra seus colonos da América no Norte, que, em 1776, haviam se declarado independentes.

Pelo Tratado de Santo Ildefonso, assinado em 1777, retomavam-se os princípios de Madri, com exceção do extremo sul da América do Sul. Ali, o Arroio Chuí passou a servir de limite entre as possessões ibéricas, ao mesmo tempo que os Sete Povos das Missões e a Colônia do Sacramento passaram para o domínio espanhol.

Apenas no primeiro ano do século seguinte, por ocasião da assinatura do Tratado de Badajós, a região dos Sete Povos passou a fazer parte, de modo definitivo, do império português na América.