2 Lord Beresford corrigido T
Lord Beresford foi nomeado comandante do Exército português em 1809 e manteve-se no posto mesmo após a queda de Napoleão Bonaparte. Óleo sobre tela (76,7 x 65 cm) de William Beechey, c. 1815. Domínio público, Portrait Gallery

Durante o período em que a corte esteve no Rio de Janeiro, Portugal foi governado por uma junta presidida por Lord Beresford, que comandava o Exército e mantinha sob seu controle a nação portuguesa.

A economia vivia um momento de profunda crise. O comércio estava decadente, praticamente paralisado, não só pela ocupação francesa como também pela Abertura dos Portos da colônia em 1808. Os comerciantes portugueses estavam descontentes, pois haviam perdido o monopólio comercial, situação agravada pelos Tratados de 1810, assinados com os ingleses.

A agricultura estava desorganizada, as cidades, destruídas por causa das lutas com os franceses e as manufaturas portuguesas não tinham condições de concorrer com as inglesas. Para muitos, tudo isso era resultante da ausência do rei. Além disso, sabia-se que as lojas maçônicas, em Portugal, divulgavam as ideias liberais, defendendo uma Constituição que limitaria o poder do soberano, instituindo, assim, uma monarquia constitucional.

6 Napoleon sai de moscow corrigido T
Saída de Napoleão de Moscou, após os moscovitas atearem fogo na cidade. Embora tenha chegado a ocupar a capital da Rússia, em 1812, a guerra contra o país lhe rendeu a morte de mais de 600 mil homens, marcando o início de seu declínio. Óleo sobre tela (120 x 95 cm) de Adolph Northen. Domínio público

Em 1814, com a derrota de Napoleão Bonaparte e o fim da guerra na Europa, o retorno da corte voltou a ser discutido em Portugal. Os portugueses sentiam-se abandonados e queriam seu rei de volta. A queda de Napoleão tornou mais evidente a decadência do Reino português, que em nada fora beneficiado com a permanência da família real na América.

Mas não era apenas Portugal que desejava mudanças. Em 1815, os vencedores de Napoleão reuniram-se em um Congresso na cidade de Viena, capital da Áustria, com o objetivo de restaurar a velha ordem transformada pela Revolução Francesa, evitar que as ideias liberais se espalhassem e também reconduzir ao poder as antigas dinastias.

Os participantes do Congresso de Viena, tranquilos por terem vencido os revolucionários, discutiam as mudanças que deveriam ser feitas para anular as consequências produzidas pela Revolução Francesa e pelo governo de Napoleão. A criação da Santa Aliança, uma associação formada pelos três reinos mais importantes presentes no Congresso – Rússia, Áustria e Prússia –, com poder de intervenção em nações onde movimentos liberais pudessem pôr em xeque os governos absolutos, contribuía para ajudar a reconstruir a ordem conservadora europeia.

4 Sopa Arroios t
Distribuição de sopa no Largo dos Arroios. Com a invasão de Portugal pelas tropas napoleônicas, Lisboa se encheu de refugiados do Reino, tranformando-se em um dos retratos da crise econômica portuguesa. Gravura a buril e água-forte de Domingos António Sequeira e Gregório Fernandes Queiroz, 1810. Domínio público, Biblioteca Nacional de Portugal

No entanto, a partir de 1820, a Europa foi sacudida por uma onda de movimentos de contestação, de inspiração liberal, em reação às medidas restauradoras do Congresso de Viena. Esses movimentos combatiam o absolutismo de direito divino dos reis, mas admitiam a monarquia desde que os poderes dos soberanos ficassem limitados por uma Constituição e fossem respeitadas as liberdades individuais.

Pelo princípio da legitimidade, defendido pelo príncipe Talleyrand, representante do rei absolutista da França, Luís XVIII, no Congresso de Viena, os soberanos das antigas dinastias europeias que haviam sido depostos após a Revolução Francesa, principalmente no período napoleônico, deveriam ser restaurados em seus tronos. Assim, Portugal deveria voltar a ser governado pela dinastia de Bragança, representada por D. João VI. No entanto, D. João, conhecido na Europa como o Rei do Brasil, acostumara-se à ideia de permanecer no Rio de Janeiro, concretizando o tão sonhado império luso-americano.

A solução encontrada, atribuída ao próprio Talleyrand, e proposta ao representante português, Conde de Palmela, foi a elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves. Essa medida, além de defender a presença da Europa e da realeza na América, também agradaria aos súditos do Brasil, pois destruiria a ideia de colônia que tanto lhes desagradava, além de afastá-los da ideia de independência e de república.

3 Praça da Alegria Feira da Ladra 1810 corrigido T
A Feira da Ladra, na Praça da Alegria: aspecto da vida urbana de Lisboa na década de 1810. Óleo sobre tela de Nicolas Delarive. Domínio público, Museu Nacional de Arte Antiga

D. João, desinteressado de voltar a Lisboa, em 16 de dezembro de 1815 fez publicar a Carta de Lei que dizia: "Que os meus Reinos de Portugal, Algarves e Brasil formem dora em diante um só e único Reino debaixo do título de Reino Unido de Portugal e do Brasil e de Algarves". Saudada com entusiasmo no Rio, a mudança não foi tão bem recebida pelos portugueses. A elevação a Reino Unido colocava o Brasil em condições de igualdade ou até em situação superior a Portugal, visto que a corte permanecia no Rio de Janeiro.