Caracterizada pela forte presença e controle do poder real e dos demais colonizadores, as Minas se distinguiam das demais regiões coloniais pela intensa vida urbana.

NS do Pilar Ouro Preto2 t
Altar lateral da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, construída no século XVIII, em Ouro Preto. Foto de Ricardo André Frantz. Wikimedia Commons

A descoberta de metais preciosos nos últimos anos do século XVII possibilitaria ao Reino português superar a crise econômico-financeira vivida desde a Restauração, assim como a intensificação da ocupação do interior, a aceleração do crescimento demográfico e o surgimento de uma nova região em sua colônia americana: as Minas. Caracterizada pela forte presença e controle do poder real e dos demais colonizadores – expressados nos inúmeros núcleos urbanos e na constituição de uma força militar profissional, os "dragões" –, as Minas distinguir-se-iam das demais regiões coloniais pela intensa vida urbana; pelo incremento das atividades produtivas e comerciais voltadas para o mercado interno; pelo surgimento de novos grupos sociais, ao lado dos "Grandes" e dos negros escravos; e pela difusão do estilo barroco, presente nas artes, nas construções e nas festas que marcavam o cotidiano de seus habitantes.